Quarta-feira, 20 de Junho de 2007

Concurso Pensar a Cidade e o Território

Estava a leccionar em celorico de Basto, quando fiz um trabalho em conjunto com uma turma do 11ºano da área de Humanidades, para o concurso escolar Pensar a cidade e o Território. O texto que está em baixo, foi posteriormente publicado num jornal local

Aqui fica: (já agora, bons tempos, gostei muito daquela turma, o 11ºE)

 

 

O Território nacional  é muito irregular, quer na distribuição dos Recursos Naturais,  da População, do Relevo, quer na existência ou não de boas Acessibilidades.

Celorico de Basto caracteriza-se por um certo isolamento, que ao longo dos anos  estagnou no tempo uma forma de estar, muito peculiar.

A Escola EB 2,3/S de Celorico de basto, escola onde estou a leccionar, participa  este ano no concurso escolar “Pensar a Cidade e o  Território”, que se destina a turmas

 

dos 10ºs e 11ºs anos.

É particularmente interessante conhecermos um pouco este trabalho, uma vez que, o espaço em que vivemos, reflectindo as condições naturais, condicionadas e transformadas pelo homem ao longo dos séculos,  traduz também as condições sócio - económicas e culturais de cada comunidade que o utilizou e nele viveu, imprimindo-lhe características próprias e particulares.

Por outro lado, se a tendência generalizada para a urbanização, com a concentração da população em áreas urbanas, cria novos problemas que exigem soluções adequadas, não se pode esquecer que as cidades não existem isoladas, e que é necessário garantir as mesmas oportunidades e qualidade de vida às populações rurais e urbanas.

Considerando que o conceito de sustentabilidade implica garantir às gerações um futuro, senão melhor, pelo menos com as mesmas oportunidades de que dispomos actualmente, importa sensibilizar desde já as camadas mais jovens para a necessidades de encontrar o justo equilíbrio entre a defesa dos valores dum território e os desejos da população a uma vida melhor, tarefa em que é indispensável a participação de todos

O concurso “Pensar a Cidade e o Território”, nos termos do protocolo estabelecido entre a secretaria de estado do ordenamento do território e a secretaria de estado da educação, é um dos meios para sensibilizar a população escolar, através da participação, reflexão e debate sobre um tema que a todos interessa: “onde vivemos, como vivemos, e como queremos viver”.

A turma 11ºE  elaborou então um trabalho, tendo sido eu o professor coordenador do trabalho. Tivemos uma óptima colaboração por  parte da Câmara municipal, bem como da Escola e mesmo da Biblioteca Municipal.

Indo ao encontro do “Nosso Espaço”, no trabalho é feita uma localização geográfica da escola, através de vários mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas, é feita uma caracterização  da região, tendo em conta a sua história,  a sua gente, alguns pontos turísticos fundamentais, as actividades predominantes.

Através de  várias entrevistas procuramos conhecer melhor o espaço  que envolve a escola, inserido numa antiga quinta, a de S.Silvestre, por onde passa o rio Freixieiro, que era utilizado para moagem do trigo e para uma cortar madeira. 

Com o Plano de Urbanização em elaboração,  contamos com a colaboração de vários arquitectos da câmara municipal, que nos colocaram  à disposição várias plantas de grande escala, para analisarmos. Podemos dar também as nossos opiniões, havendo também espaço para algumas críticas.

Celorico de Basto está a conhecer uma fase de algum crescimento e expansão, sendo a área a Noroeste do centro tradicional, o espaço de eleição. Daí  que, depois da Escola, tenham vido para aquela área a Biblioteca Municipal, a Piscina Municipal, a  Câmara, o novo Posto de Turismo. O loteamento do Monte Alto de S.Silvestre, o Parque Lúdico do Freixiero, os novos acessos junto à Câmara, a Praia Fluvial, O Parque de Campismo, fazem da área que envolve a escola, uma área de alguma  valorização mas também com  problemas de varia ordem, a que o trabalho se refere.

De realçar que o mesmo está acessível na página : http://pensarcelorico.no.sapo.pt . Neste caso, não estão incluídas todas as imagens, por falta de espaço no servidor. Mas brevemente, já em Maio,  vai estar acessível na totalidade no site : www.eb23sceloricobasto.org/geografia

A Escola Secundária de Amarante também participou. Esperemos para ver se alguma das escolas vai ganhar.

publicado por cerqueira-paulo às 16:18
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.arquivos

. Dezembro 2018

. Setembro 2018

. Abril 2018

. Fevereiro 2018

. Dezembro 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Janeiro 2015

. Junho 2014

. Julho 2013

. Junho 2013

. Junho 2012

. Agosto 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Agosto 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Janeiro 2008

. Outubro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Novembro 2006

. Junho 2006

.posts recentes

. Uma Casa no Deserto - nov...

. 110 hertz a long time ago...

. 110 Hertz, a long time a...

. Sultans of Swing/Going Ho...

. Save The Planet!

. Temas fáceis para aprende...

. Novo tema (Approuching) -...

. Dobradinha e Triplete!

. Taça é festa?

. Que clima é este??

.tags

. todas as tags

.web counter geography

web counter
web counter

.playlist

.Clica aqui!

.counter

Online psychic
blogs SAPO

.subscrever feeds