O primeiro grande erro da senhora ministra da educação, é não conhecer profundamennte (aliás, como a maioria da população portuguesa, os que não são professores) o que é ser professor, hoje. Se soubesse, ou se conhecesse a escola pública melhor e a especificidade da profissão docente, não iria defender um modelo de avaliação com estas características. Por curiosidade: quantas horas são necessárias nas outras profissões para que seja feita a avaliação dos seus funcionários? Por exemplo, de um funcionário de um banco, um apresentador de rtp, ou um engenheiro da câmara municipal são meros exemplos)? 3, 4 horas no máximo, por ano (!). E quantas horas (perdidas) já foram "gastas", para avaliar professores, quer por avaliadores quer por avaliados, só neste ano lectivo? Na maior parte dos casos, alguns casos, uma 70 horas e na maior parte dos casos, dezenas de horas. E Porquê será senhora ministra??
Bem, antes de mais, ser professor não é uma profissão fácil de "quantificar", medir, avaliar. Por exemplo, a produtividade de um operário fabril pode ser fácil de medir, pelo volume de trabalho produzido. Mas...relacionar os resultados escolares dos alunos ao desempenho do professor (em termos de comparação)? Mas as turmas são heterogéneas....além disso,o meio onde se inserem os alunos, se são do interior ou litoral, cidade ou campo, etc, também é uma variante importante. Enfim...O que a senhora ministra tentou fazer com este modelo é absurdo. O professor de hoje em dia, debate-se com inúmeras situações difíceis e que exigem uma enorme flexibilidade a vários níveis para as ultrapassar. Por um lado, muitos alunos, infelizmente, não têm famílias estáveis, famílias em que reina um ambiente de violência verbal e física, por vezes com situações económicas muito desfavoráveis, e em que também o alcoolismo ou a toxicodependência estão presentes. Se a taxa de abandono escolar faz depender a avaliação do professor, então o professor também será o responsável pela situação familiar do alunos, pelo seu meio social, pela falta de incentivo dos pais, pela sua falta de educação? Enfim...
Engraçado é que a legislação deste últims anos tem conduzido a um "facilitismo", do ensino, tão descarado que até nos exames nacionais foi notado. E depois vem a senhora ministra com a sua cara de pau dizer que houve uma melhoria dos resultados? Enfim...Novas Oportunidades....qual o grau de exigência para estes cursos??
O que a senhora ministra ou não sabe ou não se importa, é que ser professor é ser capaz de grandes acrobacias, grandes voos, ter uma grande flexibilidade para lidar com uma enorme diversidade de desafios diários, estabelecer contacto com dezenas ou centenas de seres humanos, todos os dias, e muitas vezes fazer o papel de pai, mãe, tio, avõe ...educador. E isso requere tempo para preparar aulas que se adaptem às características dos seus alunos. Com toda esta trapalhada que está a ser a burocracia deste modelo, está a estrangular os professores, a asfixia-los cm papelada, limitações, no fundo está a cortar as asas, a imaginação, a criatividade que é necessária ao professor.
Resumido, só quem é professor sabe o que é ser professor. E a senhora ministra, não sabe nem quer saber.
(...) (...) (...) enfim, enfim...
. Os meus links
. Federação Portuguesa do Jogo de Damas
. Lusodama
. Ambiente
. Francês
. ESA
. links amigos
. https://www.digistore24.c...
. Scarlet Clicks, uma histó...
. Great site, grandes ganho...
. Ojooo - Estratégia dos Re...
. Ganhar dinheiro Online. É...
. Uma Casa no Deserto - nov...
. 110 hertz a long time ago...
. Sultans of Swing/Going Ho...