A manifestação deste último sábado em lisboa, por parte de todos nós, professores, em que cerca de 85% (!) de todos os docentes estiveram presentes, não deixa de colocar algumas questões pertinentes: é possível uma educação sem a vontade dos professores? é possível conceber e executar este modelo de avaliação? Esta teimosia da senhora primeira ministra vai-se manter até quando? Serão os resultados escolares obtidos, reais ou fictícios? Terão sido de facto os exames nacionais demasiado fáceis? Então a exigência é só com os professores, enquanto que para os alunos o ensino é facilitado até ao ponto de quase encherem os professores de burocracia, e quase que os obrigando a dar "boas notas" aos alunos?
Dividir uma classe docente em duas, será benéfico ou prejudicial para o bom ambiente nas escolas?
As Novas Oportunidades, as passagens automáticas, os objectivos a atingir pelas escolas e pelos professores, individualmente e outras medidas, têm como objectivo melhorara a qualidade do ensino, ou melhorar a estatística e estrangular os professores?
Dificultar o acesso aos últimos escalões, com quotas de entrada, tem como objectivo, apenas reduzir os custos? Quotas para o excelente? Com o objectivo de premiar o mérito ou condicionar o acesso, para reduzir os custos?
Alguém no goverso se preocupa com o que realmente deveria interessar, que é o de dar mais condições aos professores para ensinar,;valorizar a sua carreira; combater a indisciplina e a violência nas escolas; reduzir o número de alunos por turma, tornando o ensino mais individualizado; estimular o ensino da língua portuguesa; incentivar o aluno ao cálculo mental e à abstração (...), porque dizer que se tem investido muito na educação, isso não é de todo verdade, pois fornecer computadores com parcerias de operadoras e fábricas de Magalhães para a Venezuela, isso por si só não é investir no ensino.
Só quem está no ensino e sente o que por lá se vai passando é que compreende a indignação dos professores, a sua revolta, o nervosismo e desespero de quem tem feito tudo fazer face a todas as adversidades e obstáculos criados pelas sucessivas políticas governamentais, de ministérios da educação que tornaram o ensino facilitado, burocrático, que não se sabem colocar no lugar de quem convive diariamente com situações deveras difíceis.
Ahhh, senhora ministra, que miopia, que teimosia, que cara de pau!
http://www.escolapublica.com/default.aspx?id_pagina=28
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