Segundo estudos divulgados pela OMM (Organização mundial de meteorologia), o clima do planeta está a mudar e pode mesmo estar a ficar caótico. Isto porque se tem verificado um aquecimento global do planeta, na ordem dos 0,6ºC.
Desde 1880 que se fazem registos das variações das temperaturas e das precipitações ao longo dos dias meses, anos. E foi a partir destas observações que a Organização Mundial de Meteorologia fez um alerta à população mundial: o Clima está a mudar e a tornar-se caótico!..
O Aumento de temperatura global devido ao “Efeito de Estufa” deve-se sobretudo à emissão de CO2 e Metano para a atmosfera. A Queima de combustíveis fósseis, pelos veículos motorizados, indústrias, mesmo a nível doméstico, é o principal responsável.
Embora sempre tenham havido fenómenos anormais, tais como furacões, tornados, etc, parece que agora, nos últimos anos têm vindo a suceder com mais frequência. Por outro lado, prevê-se que haja até 2020 uma alteração nas precipitações a nível global, a continuar este aumento de temperatura. Assim, verificar-se -á um aumento das áreas desertas, chuvas torrenciais noutras áreas, cheias, ciclones, tornados, e outros fenómenos anómalos. O chamado “menino” (El Nino) é um exemplo.
O Aquecimento global não se trata de um acontecimento excepcional, pois estão amplamente demonstradas as modificações climáticas registadas ao longo da história da Terra. A sua originalidade parece residir tanto na sua rapidez como nas causas que o determinam. As actividades humanas, sobretudo a partir da revolução industrial, são apontadas como as grandes responsáveis pelo cenário da actual mudança climática.
Mesmo num cenário mais optimista, verificar-se-á, segundo estudos científicos publicados, um acréscimo de temperatura superior a 0,2ºC por década, sendo esta subida um fenómeno sem paralelo desde à 10 000 anos (quando se deu o recuo dos glaciares)
Mas, porque é que o aquecimento global contribui para a modificação dos estados de tempo habituais?
Passemos a uma breve explicação: o ar que nos envolve é atraído pelo centro do planeta terra, por aquilo que se designa Gravidade. O peso da atmosfera, ou da camada gasosa que envolve a Terra, varia de local para local, consoante a sua temperatura, a sua espessura, a altitude dos lugares. Chama-se então Pressão Atmosférica ao peso, ou pressão, que a atmosfera exerce sobre a superfície terrestre. A pressão mede-se em Mb (Milibares). As Isóbaras são as linhas que unem os pontos com a mesma pressão atmosférica.
O ar está em constante movimento. O ar desloca-se devido às diferenças de pressão atmosférica, deslocando-se sempre das altas para as baixas pressões. Quando o ar se torna mais quente, torna-se mais leve à superfície e tem tendência a subir em altitude. Mas quando o ar arrefece, torna-se mais pesado, tendo tendência para descer em altitude.
Quando estamos sobre a influência de um Anticiclone, a elevada pressão (ou peso) da atmosfera provoca movimentos descendentes do ar, este ao descer em altitude aquece. Com o aquecimento do ar a humidade relativa diminui (quanto maior é a temperatura, menor é a humidade relativa). Diminuindo a Humidade relativa do ar, não se atinge o ponto de saturação do ar, não há condensação e a formação de nuvens não ocorre (originando céu limpo ou pouco nublado).
Ao nível do globo, na região Equatorial (Latitude 0º) predominam centros de Baixas pressões (daí os elevados valores de precipitação nas florestas equatoriais); Nas proximidades dos trópicos de Câncer e Capricórnio (Latitude 23º a norte e 23º a sul) predominam centros de altas pressões (junto aos trópicos as precipitações são escassas). É nestas proximidades que se localiza, entre outros, o Deserto do Sahara); nas proximidades das Latitudes 66º a norte e 66º a Sul voltam a predominar centros de Baixas pressões e nos Pólos predominam centros de altas pressões. Portugal, situado à latitude próxima dos 40º a Norte é influenciado pelos dois tipos de centro de pressão: no Inverno, os centros de baixas pressões subpolares descem em Latitude acompanhando o movimento aparente do sol, afectando mais as nossas latitudes, enquanto que no Verão, os centros de Altas pressões subtropicais sobem em Latitude, aproximando-se mais de nós, condicionando mais dias de céu limpo ou pouco nublado.
São estes centros de pressão que condicionam toda a circulação Geral da Atmosfera e consequentemente a distribuição das chuvas, da insolação, dos ventos, ou seja, dos estados de tempo!
O que tem acontecido é uma alteração da distribuição dos centros de pressão pelo mundo! E o resultado é um clima caótico, com tornados e furacões numas regiões, períodos de seca prolongada noutras e chuvas torrenciais noutros cantos do planeta..
Embora seja ainda uma questão polémica, o que me parece evidente é que a utilização de combustíveis fósseis para além de provocarem guerras como a do Iraque, é uma fonte de poluição que induz um aquecimento global do planeta com consequências desastrosas para o clima. E que descontrolado que ele anda…
(apesar de escrito eo 2002, continua muito actual, não acham?)
. Os meus links
. Federação Portuguesa do Jogo de Damas
. Lusodama
. Ambiente
. Francês
. ESA
. links amigos
. https://www.digistore24.c...
. Scarlet Clicks, uma histó...
. Great site, grandes ganho...
. Ojooo - Estratégia dos Re...
. Ganhar dinheiro Online. É...
. Uma Casa no Deserto - nov...
. 110 hertz a long time ago...
. Sultans of Swing/Going Ho...